quarta-feira, abril 06, 2011

| Postado por Samara Bitencourt

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Marketing 3.0 e Refrigerantes

Há dois domingos resolvi deitar no quarto da vovó para assistir TV com ela. Estávamos vendo Fantástico, quando entrou o intervalo. Logo levantei da cama para ir pro computador, quando um comercial me chamou a atenção e parei o movimento de levantar que fazia para assistí-lo. Era um comercial da Coca-Cola (primeiro vídeo abaixo que foi postado hoje até pelo TodSacoCheio que não costuma se render fácil a esses apelos). O vídeo traz uma mensagem de apelo ao otimismo, ao pensamento positivo, a visão de que mudanças estão acontecendo, que o mundo pode ser um lugar melhor pra se viver, pois para um grupo de pessoas e ações ruins, existem muito mais pessoas e ações benéficas acontecendo.

Este comercial demonstra a preocupação das empresas em se adaptar à nova tendência de modelo estratégico, o Marketing 3.0, que consiste em estratégias centradas no ser humano. O apelo deixa de ser majoritariamente para o produto e passa a ser focado em valores. Os valores que os produtos carregam consigo, deixando de oferecer resultados simplesmente denotativos e passam abranger muito mais. Por que vender algo que sacia a sede, se posso vender um motivo pra reunir os amigos e, juntos, abrir a felicidade?



O Marketing 3.0 é mais profundo. É um modelo que pretender direcionar as empresas para agir centrada no ser humano em todos os aspectos e não apenas junto aos seus consumidores. Junto também aos colaboradores, aos seus parceiros, aos seus fornecedores. É uma aplicação dentro e fora, que necessita da da participação e colaboração de todos. Os consumidores estão deixando de pautar a compra pelo produto em si e/ou pelo preço, passando a pesquisar também os valores das empresas e utilizando esta última variável como fator de decisão de compra. Há muito mais que o produto em jogo. As ações sociais, preocupação com sustentabilidade, atenção com os consumidores que se dá por meio de presença online em redes sociais, participando do processo de decisão dos consumidores. 

Além da Coca-Cola, o Guaraná Antártica lançou neste último dia 1º de Abril, Dia da Mentira, uma ação contrária à maré do dia, que era fazer uma "lenda urbana" se tornar realidade por meio de uma ação social: trocar 1000 anéis de lata por 1 cadeira de rodas. A solução encontrada por eles foi mais simples que encher a casa de lixo e dá ser conferida no segundo vídeo abaixo.
(Não foi mensagem subliminar a Coca-Cola vir primeiro que o Guaraná Antártica. rs!)





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